Competições

Participações em Competições

Desde 2020, a LiArb participa de competições de arbitragem. Dentre as várias existentes, são três as que costumamos participar, sendo elas: 

– Competição CAMARB: organizada pela Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil (CAMARB), umas das principais câmaras do país, esta competição foca em temas do mercado empresarial, sendo considerada a maior competição arbitral do Brasil. Paralelamente, também ocorrem as edições regionais da CAMARB, nas quais os oradores podem fazer suas defesas orais do caso liberado, como uma forma de preparação para as rodadas nacionais. A LiArb participa dessa competição desde 2020, tendo alcançado, em sua última edição (XIII – 2022), a colocação de 3º lugar entre as diversas equipes e a de 3ª melhor oradora.

– Competição CAMAGRO: promovida pela Câmara de Arbitragem e Mediação do Agronegócio (CAMAGRO), esta competição tem o intuito de incentivar a arbitragem neste setor tão importante para a economia do país, sendo os casos sempre relacionados a conflitos envolvendo o agronegócio. Nesta competição, a LiArb já possui duas participações: na sua III edição (2021), em que avançou até as semifinais, e na sua IV edição (2022), chegando até às quartas de final.

– Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot: popularmente conhecida por “Vis Moot”, é a maior competição envolvendo arbitragem empresarial do mundo e ocorre anualmente em Viena, sendo o inglês o seu idioma oficial. A sua 29ª edição ocorreu de forma remota devido à pandemia, e nela a LiArb teve a oportunidade de entrar em contato com 30 diferentes equipes de 17 países de vários continentes, ao participar de 32 painéis, entre rodadas oficiais, treinos amigáveis e ‘pre-moots’ (pequenas competições regionais preparatórias para as rodadas oficiais). De fato, o Vis Moot é uma experiência extremamente enriquecedora que possibilita o diálogo com diferentes culturas e sistemas jurídicos acerca da arbitragem, além do excelente ‘networking’ feito neste grande evento.